Kelembú, um "falso"
30/01/2019 08:57 em Noticias

Herminio Corvalán, presidente do Conselho do CDE, disse que eles vão "resistir" à intenção dos vereadores de tentar aceitar a renúncia de Sandra McLeod. Entre eles está Celso "Kelembú" Miranda, que ele descreveu como falso.

Ontem, Sandra McLeod apresentou uma nova renúncia ao cargo de prefeita para rejeitar a intervenção contra ela. Isso gerou um grande conflito no Conselho Municipal, já que a maioria da oposição foi rompida: o lado zacarií passou por Celso "Kelembú" Miranda com o liberal Javier Bernal. Assim, a maioria dos sete opositores se tornou uma minoria, com apenas cinco prefeitos resistindo ao clã Zacarías Irún.Corvalán disse que faltam apenas três dias para que a auditora, Carolina Llanes, apresente seu relatório sobre os vários atos de corrupção que foram encontrados no município de Ciudad del Este. Para aceitar a renúncia, a intervenção permaneceria na água dos bozos.
O pano de fundo real é quem recebe o contramestre após a renúncia de McLeod. Se o documento for aceito, o novo chefe da aldeia será eleito entre os vereadores (provavelmente o pró Zacarias) e se a intervenção continuar, haverá novas eleições.
"Não há outra alternativa para lidar com a mobilização de cidadãos (...) Kelembú negociado, concordou Kelembú. Não sei se foi vendido ou não, mas negociei com o clã pela mesma coisa. Esta luta não é para assumir apenas a instituição municipal, é uma luta cívica, não uma luta política. É um grito de cidadania que começou em 2015 ", disse Corvalán.
O conselho também disse que o pedido de intervenção deve ser a apresentação de um relatório, que acabaria por levar a um julgamento contra os Zacarias, que foram acusados ​​ontem.
"Com este pedido de intervenção que nos custou tanto, o natural tinha que ser a conclusão da auditoria e a apresentação desse relatório. Se não, parecerá que só queríamos o município e a distribuição de taxas; esse não é o nosso espírito ", disse ele.
Em relação a Miranda, ele o chamou de "falso" e confirmou que quer ser prefeito. "De uma vez por todas temos que entender que temos que respeitar processos dessa natureza e não querer olhar para questões pessoais e particulares. Essa fraude já estava fazendo negociações com Zacarías ", concluiu.
 
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!