Papa pede aos cristãos o compromisso de um mundo despedaçado pelo nacionalismo
19/01/2019 08:00 em Noticias

Cidade do Vaticano. O Papa Francisco apelou hoje ao empenho de todas as confissões cristãs a um mundo destroçado pela guerra, pelo ódio, pelo nacionalismo e pela divisão, no seu discurso à delegação ecumênica da Finlândia.

"Em um mundo destroçado pela guerra, o ódio, o nacionalismo e a divisão, a oração comum e o compromisso com uma maior justiça não podem ser adiados. Estas são omissões que não podemos pagar ", gritou ele.

Ele lembrou que esta sexta-feira começou a semana de oração pela unidade dos cristãos, e que este ano se concentra no versículo da Bíblia "tentar ser verdadeiramente justo."
"É plural e nos lembra que a justiça não pode ser feita sozinha: a justiça é pedida e procurada em conjunto", disse ele.

O Papa também confiou que o "testemunho de oração comum" entre os cristãos vai "dar fruto".
Para o Pontífice, muito empenhado em criar laços com o resto dos cristãos, "o compromisso comum com o Ecumenismo é uma exigência essencial da fé que professamos, uma exigência que vem de nossa própria identidade como discípulos de Jesus". "Como vários pontífices têm enfatizado consistentemente, este é um caminho do Concílio Vaticano II em diante, e é irreversível", acrescentou.
Ele acrescentou que "questões teológicas e eclesiológicas" que até os alienam da unidade total "serão resolvidas somente durante esta jornada comum, sem forçar a nossa mão e sem antecipar como e quando isso aconteceria."

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!